Garibaldis & Sacis vão às ruas com ou sem apoio

Foto: Julio Garrido/Reprodução Facebook

Foto: Julio Garrido/Reprodução Facebook

O pré-carnaval dos Garibaldis & Sacis continua! Neste fim de semana, o bloco estará em dois eventos: no sábado, dia 28, a Garibanda (formada por vários integrantes do conjunto) participa de festa nas piscinas do Paraná Clube; no domingo, dia 29, é a vez do Garibaldinhos, o já conhecido festerê infantil para as crianças de todas as idades.

O bloco está acontecendo. Em meados de janeiro, o anúncio de que a nova gestão da Prefeitura iria suspender o apoio às saídas oficiais do bloco Garibaldis & Sacis levou algumas pessoas a entenderem que não haveria mais pré-carnaval em Curitiba. O grupo logo tratou de esclarecer que continuaria, sim, a sair para as ruas; que o pré-carnaval já estava acontecendo desde o ano passado; e que outros blocos estão surgindo pela cidade.

“Em dezembro, já fizemos ensaios abertos nas ruínas do São Francisco e no Sítio Cercado”, disse Leandro Leal, mestre de bateria, compositor e membro da diretoria dos Garibaldis, ao Defenestrando. “Neste ano, ensaiamos em São José dos Pinhais e de novo nas ruínas. E foi tudo super legal.”

O que foi encerrado foi o grande projeto em que a Prefeitura e a Fundação Cultural de Curitiba forneciam estrutura e cachê para o bloco. Os Garibaldis voltam a sair na raça, sem ruas fechadas e estrutura para acomodar toda a multidão que o grupo arrasta.

“Essas saídas com as ruas fechadas foram um acontecimento a mais – algo além do que os Garibaldis já faziam anteriormente”, explicou Leandro. “É esse projeto de sair lá na Marechal Deodoro, construído em parceria com a Fundação e com a Prefeitura na gestão passada, que não vai mais acontecer.”

“Eles disseram: ‘Não vamos dar estrutura e não vamos apoiar com dinheiro ou o que quer que seja’. Nós dissemos: ‘Tudo bem, nós somos um bloco de pré-carnaval da cidade, o que vocês podem fazer para, pelo menos, não nos atrapalhar?’ Então, eles falaram que vão ajudar na liberação dos locais públicos e, talvez, nos colocar em diálogo com outras entidades que eles possam achar interessante.”

Enquanto se dá o trâmite dessas liberações, o bloco tem evitado anunciar a agenda e os locais das saídas com antecedência. Um grande evento semelhante ao que acontecia nos últimos anos pode até acontecer, desde que alguma empresa particular faça a produção.

“Tem uma empresa que procurou a gente, e nós conversamos, mas ainda não há nada fechado”, contou Leandro. “Existe, sim, a possibilidade de fazer um dia com um grande evento para o mês de fevereiro, mas vai ser diferente das grandes realizações que a gente já fez. Mas não está acertado.”

Com o fim dos ensaios, os Garibaldis voltam às ruas com sua própria estrutura – como a pipoqueira de som, uma versão bem reduzida de um trio elétrico, que pode ser empurrada por uma pessoa.

Retomando a agenda deste fim de semana dos Garibaldis & Sacis:
* Sábado, 28/01, às 17h: Garibanda no Paraná Clube – entrada: R$ 30 (sócios do clube pagam meia)
* Domingo, 29/01, às 15h30: Garibaldinhos na Praça João Cândido (Ruínas do São Francisco)

  1. Pingback: Garibaldis & Sacis domingo na Marechal! E mais um monte de pré-carnaval em Curitiba! | Defenestrando
  2. Pingback: Sonho de um carnaval eufórico em Curitiba | Defenestrando

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s