O fabuloso Campeonato Interdrag de Gaymada

Foto: Isabella Leite / Divulgação

O Festival de Curitiba está chegando! É a 26ª edição do grande evento cultural que sobrou em Curitiba. A programação vai de 28 de março a 9 de abril e os ingressos estão à venda há algumas semanas lá no site oficial do evento.

Como de costume, tanto a Mostra Oficial como o Fringe estão recheados de coisas sensacionais. E aqui vai o nosso destaque para…

O Campeonato Interdrag de Gaymada

Campeonatos costumam ser coisas incríveis, e eles ficam ainda mais gloriosos quando dão um jeito de misturar demonstrações culturais a essas disputas (desde 2010, tentamos fazer isso ao organizar a Taça Allejo, um torneio de Super Nintendo disputado por músicos e integrantes de bandas – falaremos sobre isso em breve).

O Campeonato Interdrag de Gaymada é uma das atrações da Mostra Oficial do Festival de Curitiba e vai ainda além nessa mistura, ao juntar um campeonato ao movimento LGBTQI. Trata-se de uma intervenção promovida pelo coletivo artístico Toda Deseo, de Minas Gerais. É um campeonato de Queimada (por aqui, também conhecido como Caçador) com uma chave de oito equipes de seis pessoas, líderes de torcida, uma DJ e uma juíza. Olha o que diz o release oficial da intervenção:

Os times são formados de maneira espontânea, sem distinção de idade, etnia, tipo físico e, principalmente, identidade ou orientação sexual. A proposta é um espaço de convivência entre diferentes corpos, a partir do tradicional jogo de queimada. Na dinâmica entre as partidas e os intervalos, o coletivo direciona o público com uma serie de performances e manifestos coletivos.

O Toda Deseo é um coletivo de atores mineiros, de Belo Horizonte, envolvido em questões relacionadas às pessoas trans. Habitualmente, o grupo faz suas intervenções em espaços públicos, a fim de que a sociedade se envolva, de forma cultural, com a comunidade LGBTQI. Gaymada já reuniu cerca de 15 mil pessoas em suas edições: jovens, crianças, idosos dispostos a ocupar a praça de um modo diferente, em um ato resistência à heteronormatividade e contra preconceitos de toda ordem.

O Campeonato Interdrag de Gaymada durante a Virada Cultural de Belo Horizonte em 2015 – Foto: Mirela Persichini / Reprodução Facebook

Serão dois campeonatos abertos ao público durante o Festival de Curitiba: dia 29/03, quarta-feira, às 16h na Praça Osório; e dia 30/03, quinta-feira, às 16h no Passeio Público. Tudo é aberto ao público – tanto para assistir como para participar.

Serviço:
O Campeonato Interdrag de Gaymada
29/03, quarta-feira, Praça Osório, 16h
30/03, quinta-feira, Passeio Público, 16h
Entrada Franca
Mais informações no site do Festival de Curitiba

* * *

Mande seu som, sua opinião, sua ideia de post ou sugestão de pauta para defenestrandoblog@gmail.com

Um Comentário

  1. Pingback: Espectador é atingido por pedra durante peça anti-homofóbica | Pista 1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s